Rosana Portes – Psicóloga em Curitiba

TRATAMENTOS

A Terapia Comportamental (TC) é uma das formas de psicoterapia que foi cientificamente testada em centenas de ensaios clínicos para muitos transtornos diferentes.

É utilizada para tratar uma ampla gama de problemas, incluindo fobias, dependências, depressão e ansiedade.

Desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais – autoestima, planejamento de carreira, marketing pessoal, habilidades de comunicação na área pessoal e profissional, organização do tempo e técnicas de redução do estresse. Esse trabalho é realizado para pessoas que desejam aperfeiçoar estratégias de comunicação e também para pessoas com dificuldades de relacionamento ou timidez excessiva que precisam de maiores ferramentas nos relacionamentos.

Tratamento de fobias e ansiedade – técnicas de relaxamento progressivo, enfrentamento dos medos com métodos comportamentais de aproximação sucessiva e alteração de crenças disfuncionais. Os transtornos de ansiedade podem ser intensos ou apresentar apenas sintomas leves, mas que trazem prejuízos nas atividades de modo geral. Os transtornos de ansiedade respondem bem ao tratamento e necessitam de exercícios posteriores que previnem uma desordem no sistema límbico (área do cérebro relacionada aos medos e fobias).

Tratamento dos transtornos compulsivos – diagnóstico e técnicas de modificação de comportamento compulsivo para melhoria do controle dos impulsos alimentares, jogos, sexuais, compras, computador e dependências químicas. Tratamento de familiares para compreensão do transtorno, técnicas de manejo comportamental familiar e redução do estresse.

Terapia de Casal – avaliação de padrões de comunicação disfuncionais e direcionamento para resolução de conflitos. A terapia de casal pode esclarecer pontos discordantes de uma relação ou orientar o casal para uma tomada de decisão mais consciente e racional.

Terapia de grupo para ansiedade social

A proposta deste trabalho é fornecer mais possibilidades de tratamento da ansiedade social. Na experiência em grupo cada pessoa é respeitada com seus sintomas de ansiedade, mas todos são encorajados a interagir e participar das atividades.

 

De acordo com as pesquisas recentes, a exposição gradual, o treino de habilidades sociais e a compreensão das cognições envolvidas na ansiedade social, são as formas mais eficazes de tratar a ansiedade social.

Os grupos são montados visando a criação de um ambiente seguro para a prática de diversos passos. Essas práticas também incluem o treino em relaxamento progressivo e mindfulness.

Cada participante avança no seu tempo e pode eventualmente não realizar determinada tarefa, pois o objetivo é que todos possam perceber seus limites e avançar com suas próprias ferramentas e recursos.
Nos grupos entendemos como lidar com a ansiedade que paralisa muitas pessoas.

A ansiedade social é muito presente no dia a dia e por isso muitas pessoas se afastam das interações sociais, preferindo o isolamento. A ansiedade e o isolamento são alguns dos fatores que impedem a busca de tratamento adequado.

O primeiro passo importante é buscar ajuda. Se esse passo for dado e a escolha for por um tratamento em grupo, essa seria a melhor escolha. O trabalho em grupo aumenta a chance de uma efetiva melhora.

Vença sua ansiedade e dê um primeiro passo buscando mais informações sobre esse formato de terapia.