A Terapia Comportamental (TC) é uma das formas de psicoterapia que foi cientificamente testada em centenas de ensaios clínicos para muitos transtornos diferentes.

É utilizada para tratar uma ampla gama de problemas, incluindo fobias, dependências, depressão e ansiedade.

 

Desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais – autoestima, planejamento de carreira, marketing pessoal, habilidades de comunicação na área pessoal e profissional, organização do tempo e técnicas de redução do estresse. Esse trabalho é realizado para pessoas que desejam aperfeiçoar estratégias de comunicação e também para pessoas com dificuldades de relacionamento ou timidez excessiva que precisam de maiores ferramentas nos relacionamentos.

Tratamento de fobias e ansiedade – técnicas de relaxamento progressivo, enfrentamento dos medos com métodos comportamentais de aproximação sucessiva e alteração de crenças disfuncionais. Os transtornos de ansiedade podem ser intensos ou apresentar apenas sintomas leves, mas que trazem prejuízos nas atividades de modo geral. Os transtornos de ansiedade respondem bem ao tratamento e necessitam de exercícios posteriores que previnem uma desordem no sistema límbico (área do cérebro relacionada aos medos e fobias).

Tratamento de familiares cuidadores de idosos – entendimento das demências senis, problemas neurológicos, estimulação física e mental para prevenção da evolução de doenças neurológicas, redução do estresse, técnicas de manejo comportamental familiar e redução do estresse do familiar cuidador. O tratamento do idoso é realizado pelo profissional de educação física especializado e supervisionado na área da psicologia. São realizados exercícios especiais para diminuir o progresso de doenças da terceira idade e também para melhorar a qualidade de vida e autoestima.

Tratamento dos transtornos compulsivos – diagnóstico e técnicas de modificação de comportamento compulsivo para melhoria do controle dos impulsos alimentares, jogos, sexuais, compras, computador e dependências químicas. Tratamento de familiares para compreensão do transtorno, técnicas de manejo comportamental familiar e redução do estresse.

Terapia de Casal - avaliação de padrões de comunicação disfuncionais e direcionamento para resolução de conflitos. A terapia de casal pode esclarecer pontos discordantes de uma relação ou orientar o casal para uma tomada de decisão mais consciente e racional.

 

Rosana Portes Psicologia